A diferença esta entre nós mesmo ou no ORIXA eo INKSIE ?
As pessoas perguntam, porque das tradições religiosas
Bantu e Nagô são diferentes, em relação aos seus povos, cultos, costumes,
fundamentos, línguas, vestimentas, Divindades, etc.... Porque as comidas e
oferendas sagradas seriam iguais?
Existem diferenças, mas de certa forma também semelhanças. As diferenças existem, nomes de cada prato, nomes das comidas e iguarias e nas rezas, são línguas e costumes diferentes.
Na cultura do povo Bantu, e da cultura Nagô Yorubá se usa louça, pois a mesma é de origem européia.
A tradição dos nativos Bantu antecede a descoberta da louça e as comidas sagradas, são servidas em peças de barro, pratos, alguidar, gamela de madeira ou até mesmo utilizando-se de folhas, pois nossos Nkisis e Orixás são os próprios elementos da natureza, a própria energia que emana da mãe natureza, dispensando assim o uso de quaisquer utensílios que não sejam de origem natural.
Nas questões das semelhanças, além do fato das misturas que existem em muitas casas de Angola com o culto Nagô Yorubá Ketu, fazendo assim um cardápio erroneamente único, existem as semelhanças na própria África.
As semelhanças já existiam na África, no plantio de seus alimentos e também nos costumes alimentares, que são bem semelhantes em todo continente africano, talvez assim tenha surgido essa igualdade nas oferendas das comidas aos Deuses e Divindades, pois a mesma mandioca e os mesmos grãos que eram plantados em Benin (hoje Nigéria), também eram plantados em Luanda e Mbanza, os dendezeiros eram abundantes em todo continente e o mel adoçava toda África. Cada Nação tem seus costumes, apenas diferenciamos as nossas línguas, rezas, tradição, cultura, fundamentos, cores e ensinamentos. Mas não podemos esquecer que temos Deuses e Divindades semelhantes. Mas ainda sim o processamento de qualquer comparação entre as nações Angola e Ketu é no mínimo temeroso. Não há dúvidas sobre a diferença entre nações, ambas tem suas crenças e seus ritmos.
Existem diferenças, mas de certa forma também semelhanças. As diferenças existem, nomes de cada prato, nomes das comidas e iguarias e nas rezas, são línguas e costumes diferentes.
Na cultura do povo Bantu, e da cultura Nagô Yorubá se usa louça, pois a mesma é de origem européia.
A tradição dos nativos Bantu antecede a descoberta da louça e as comidas sagradas, são servidas em peças de barro, pratos, alguidar, gamela de madeira ou até mesmo utilizando-se de folhas, pois nossos Nkisis e Orixás são os próprios elementos da natureza, a própria energia que emana da mãe natureza, dispensando assim o uso de quaisquer utensílios que não sejam de origem natural.
Nas questões das semelhanças, além do fato das misturas que existem em muitas casas de Angola com o culto Nagô Yorubá Ketu, fazendo assim um cardápio erroneamente único, existem as semelhanças na própria África.
As semelhanças já existiam na África, no plantio de seus alimentos e também nos costumes alimentares, que são bem semelhantes em todo continente africano, talvez assim tenha surgido essa igualdade nas oferendas das comidas aos Deuses e Divindades, pois a mesma mandioca e os mesmos grãos que eram plantados em Benin (hoje Nigéria), também eram plantados em Luanda e Mbanza, os dendezeiros eram abundantes em todo continente e o mel adoçava toda África. Cada Nação tem seus costumes, apenas diferenciamos as nossas línguas, rezas, tradição, cultura, fundamentos, cores e ensinamentos. Mas não podemos esquecer que temos Deuses e Divindades semelhantes. Mas ainda sim o processamento de qualquer comparação entre as nações Angola e Ketu é no mínimo temeroso. Não há dúvidas sobre a diferença entre nações, ambas tem suas crenças e seus ritmos.
Vejamos
alguns pontos que são substanciais e ao mesmo tempo incomuns entre
ambas:
É tradição dos povos Ketu tocar os atabaques usando
varetas, denominadas akidavi ou lakdavi. Na Nação Angola não se chama de
atabaques mais sim de Ngomas, é praticado com as próprias mãos. Na Nação Ketu é
comum desenvolver o Xirê dos Orixás, Na Nação Angola o toque executado é o
Jamberessu – ritual especifico de invocação dos
Nkisis.
Portanto,
mesmo diante de visível e discutível tendência á unificação desses cultos no
Brasil, quanto mais se estuda e busca o resgate das verdadeiras raízes, chega-se
á conclusão de que todos guardam fundamentos, tradições, sabedoria, próprios dos
seus povos e que certamente muito se perdeu ou foi mantido em segredo absoluto
ao longo do tempo.
Veremos a seguir alguns nomes de Divindades cultuados
na Nação Angola Bantu e Nação Nagô Yorubá Ketu.
Nação
Ketu: Nação Angola:
-
Exu Pambu Njila
-
Ogum Nkosi
-
Oxóssí Mutakalambô
-
Xangô Nzazi
-
Omolu Kaviungo
-
Yansã Matamba
-
Ossain Katendê
-
Iroko Kidembo
-
Oxum Dandalunda
-
Oxumarê Hongolo
-
Nanã Nzumbarandá
-
Yemanja Mikaia
-
Oxalá Lemba Dilê
-
Erê WunjiTATA RICARDO do Axé YBÁOROAMIM
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